quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Canção de Inverno

All alone, pintura de Iman Maleki

- Sim, disse o Génio, três desejos. Podes ser rico, posso levar-te a Tumbuctu ou a Samarcanda, podes ser califa ou vizir ou um homem sábio. Três desejos.

- Bem, disse o Aladino, não sei se quero ir a Samarcanda e de certeza não gostava de ser um homem sábio. Podes dar-me uma taça de morangos com natas?

E o Génio fez aparecer uma taça de morangos com natas.

- Que bom, disse o Aladino, com colher e tudo. De repente fiquei com medo de ter de gastar o segundo desejo a pedir uma colher. Não era preciso ser de prata, sabes?

- És um homem estranho, respondeu o Génio. Da última vez que me pediram morangos foi mais difícil, porque ainda não havia morangos no mundo. Tens mais dois desejos.

E o Génio fez uma vénia (uma génia, pensou o Aladino, que gostava de brincar com as palavras).

- Podes dar-me uma capa? Está um bocadinho fria a noite, e queria dar um passeio. Negra, sabes, com uma fivela prateada. Sempre quis ter uma assim.

O Génio fez aparecer uma capa mais negra que a própria noite, com uma fivela onde se podia ver um dragão que ao mesmo tempo era uma flor e ao mesmo tempo era uma canção de Inverno.

- Linda! Disse o Aladino, baixinho. Obrigado, Génio. Com isto não volto a ter frio.

- Dois desejos, respondeu o Génio, inclinando-se de novo. Muito fáceis até agora. Pensa bem no terceiro, que é o último que te posso conceder.

- Faz com que todos digam a verdade esta noite, disse o Aladino como se não tivesse a certeza. Todos e eu também, só esta noite. Mesmo que seja uma verdade terrível.

- Nunca me tinham pedido o fim do mundo, respondeu o Génio, e também falou como se hesitasse.

(escrito em Março de 2006)

27 comentários:

Ana Beatriz Frusca disse...

Coisa feia: nem responde mais aos comentários...:(

Quiapouco passo aqui pra ler e comentar o texto. Vim só perturbar mesmo...LOLADA!

Beijos.

Casimiro Ceivães disse...

Oh, claro que respondo. A minha vida é uma confusão :)

Fata Morgana disse...

Sim, deve ser por quase ninguém dizer a verdade que o mundo ainda existe...

Agora a brincar:
O Aladino foi um bocado neco em pedir a capa :)) Pedia o chapéu alto, pois capa, sei eu de quem lhe fazia uma!

Mas agora terá de comprar. Aqui fica uma sugestão quanto ao modelo:

http://www.lumiere.org/films/images/dracula-1992-photo1.jpg

:)

Casimiro Ceivães disse...

Eu acho que ele devia ter pedido um chapéu alto e uma roda de coelhos :D

Jo disse...

m-o-r-a-n-g-o-s- -c-o-m- -n-a-t-a-s

estas palavras têm sabor e cheiro...

Sim, a verdade pode ser imensamente destruidora. Principalmente se precedida pela mentira.

beijo*

Fata Morgana disse...

lolllllllllllllll
Com essa o génio reformava-se, não fosse aparecer-lhe outro igual!

Mas depois de reparar melhor no "desenho", sim, que o Génio vê os desejos na imaginação do Aladino, já não o achou tão doido! :)

Casimiro Ceivães disse...

Mariazinha, a verdade e a luz vêm sempre "depois"

beijo*

Casimiro Ceivães disse...

"o meu desejo
é dar-te um beijo
é ter ensejo
de te beijar
perdidamente
como quem sente
que o seu tormento
vai acabar"

Oh Morgana, olha se o Aladino era fadista como eu ;)

Jo disse...

oh, Casimiro, conheço esse fado, ouvi-o tantas vezes, cantado sob a capa negra... tão lindo! Parece que volto a ouvir os acordes da guitarra portuguesa...

:)*

bat_thrash disse...

Penso que esse Aladino era um tanto parvo. A verdade é relativa, e a mentira é uma recriação da mesma.
Hum...morango com chantily ou creme de leite...nham, nham, nham...minha sobremesa preferida! Sei que esse é um desejo frívolo..aiai!
Não conheço o fado, mas adoro esta fada...:)

Bat Kiss.

Fata Morgana disse...

A ideia de um Aladino fadista tira-me do tão séria e sentimental que fiquei com o fado que tu me cantaste!!! LOL

Que mau!!!!

LOL, fazes sempre isto :)))
Quando vou à lua e já nem venho, fazes-me esborrachar a rir!

Beijo fadista*

R. disse...

Lembrei-me de um pedaço do noites brancas,de Dostoiévski,

"Por que é que as pessoas,por melhores que sejam,parecem esconder sempre alguma coisa dos outros? Por que não se pode dizer no momento,frontalmente,o que nos vai no coração,quando temos a certeza de que não o diremos em vão? Cada qual assume o ar de ser mais severo do que realmente é,como se tivesse medo de ultrajar os seus sentimentos ao exprimi-los cedo de mais.."

Beijo*

Ana Beatriz Frusca disse...

Coloca aí mp3 desse fado pra eu ouvir, Casimiro 2dão...:)

Beijo.

Casimiro Ceivães disse...

Mariazinha, também o ouvi, embora sem capa... Nisso sou como o Aladino..

Beijo*

Casimiro Ceivães disse...

Morgana:

Olha: um beijo e pronto, como diz a Bat :D

Casimiro Ceivães disse...

Bat: creme de leite sem dúvida.

Estou com pena do Aladino, neco e parvo e ainda por cima sem génio.

Kisses! :P

Casimiro Ceivães disse...

Vertigo, não conhecia... mas sim, é isso e talvez mesmo um pouco mais do que isso...

Beijo

Casimiro Ceivães disse...

Biazinha, o melhor que posso é transmitir o teu pedido à Fada... ;)

Vou ver se a descubro.

Beijo*

Ana Beatriz Frusca disse...

Enquanto meu fado não chega, trouxe pra ti Yamandu costa. Toca violão de uma maneira que faz até o mar pegar fogo:
Yamandu Costa 2008
01 - El Negro Del Blanco
02 - Elodie
03 - Mafuá
04 - Samba Pro Rafa
05 - Zamba Tuerta
06 - Bachbaridade
07 - Bostemporânea
08 - Choro Loco
09 - Caminho De Luz
10 - Quem É Você ?
11 - Ressaca
12 - Lalão
13 - Tipo Bicho

Beijos.

jawaa disse...

Só um homem sábio pode fazer hesitar um génio... e conseguiste!
Um abraço

Lord of Erewhon disse...

Fizeste-me lembrar de alguns Invernos meus... a mais difícil de traduzir das estações. Tanta coisa.

Abraço.

P. S. Bom concerto. Ando sem gás e vou ficar por casa.

Fata Morgana disse...

Temos estado muito calados!!! O_O

Tu ainda não voltaste a escrever e eu não vim responder ao "beijo e pronto". :) Plim!*

(risos)

Beijinho

PS. Sabes, acredito em anjos!

Ruela disse...

Adoro o Inverno...é a minha estação.


Tenho que vestir uma capa negra e cantar um fado para a mariazinha ;)))


Abraço.

Jo disse...

Ruela:
...de certa forma, já o fizeste.
;)*

Casimiro Ceivães disse...

Ui.

Beijos e abraços a todos, sem tempo agora para mais.

Já volto!

andorinha disse...

Só tive tempo de vir agora - a minha vida anda num reboliço - mas mais uma vez se comprova que "mais vale tarde do que nunca":)

Fizeste-me pensar: por que razão tanta gente teme a verdade?
Por que fugimos tanto a ela no nosso dia a dia?

Beijinho.

Lord of Erewhon disse...

Só love... :)=